1º Encontro Catarinense de Avaliação de Políticas Públicas e Serviços de Saúde

No dia 7 de dezembro de 2015, foi realizado o 1º Encontro Catarinense de Avaliação de Políticas Públicas e Serviços de Saúde no Auditório do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No total, o evento contou com a participação de mais de 85 pessoas, entre estudantes, professores e profissionais de saúde, provenientes de universidades, da gestão e dos serviços de saúde.

O encontro marcou as comemorações dos dez anos do Núcleo de Extensão em Pesquisa e Avaliação em Saúde (NEPAS) criado em 2003 na UFSC e registrado em 2005 pelo CNPq como grupo de pesquisa.

No período matutino realizou-se a mesa-redonda “Avaliação de Políticas Públicas e Serviços de Saúde: Conversando sobre avaliação no contexto da UFSC e do estado de Santa Catarina”, composta pelas professoras doutoras Josimari Telino de Lacerda (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde – NEPAS), Mareni Rocha Farias (Grupo de Pesquisa Políticas e Serviços Farmacêuticos), Vera Lúcia Maria Ribeiro Nogueira (Núcleo de Estudos e Pesquisas Estado, Sociedade Civil,  Políticas Públicas e Serviço Social – NESPP), Selma Regina de Andrade (Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Saúde e Enfermagem – GEPADES) e pela Prof. Dra. Mirvaine Panizzi (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – SES) e mediada pela Prof. Dra. Cláudia Colussi (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde – NEPAS).

Nessa ocasião as convidadas expuseram suas experiências nas áreas de pesquisa, extensão e ensino da avaliação em saúde, apresentado o panorama de ações e pesquisas desenvolvidas em seus Núcleos de atuação, de forma a socializar o conhecimento e potencializar as discussões e trocas, bem como identificar possibilidades de trabalho compartilhado.

O simpósio “Perspectivas da Avaliação da Saúde no Brasil” aconteceu na tarde do evento com a participação do Prof. Dr. Luiz Augusto Facchini (Universidade Federal de Pelotas) e da Prof. Dra. Eleonor Minho Conill (Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde – OIAPSS), que debateram o tema e relataram as suas experiências. A Prof. Dra. Maria Cristina Marino Calvo, líder do NEPAS e presidente do Encontro, mediou o simpósio.

Ao final da tarde houve uma mostra de 10 trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa participantes na modalidade banner.

Na ocasião foram realizadas homenagens aos pesquisadores Prof. Msc. Pio Pereira dos Santos e Prof. Dr. Jair dos Santos Lapa, atores importantes para a criação e consolidação do NEPAS como núcleo de pesquisa. A Prof. Dra. Maria Cristina, líder e fundadora do núcleo, também foi homenageada pelos alunos e demais professores do NEPAS, pela sua iniciativa e liderança sempre presentes.